O termo homeostasia é formado pelos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar) e foi criado pelo fisiologista americano Walter Canon. Os sistemas funcionais de todos os órgãos e tecidos atuam em harmonia, confirmando a teoria básica de que o corpo humano é uma verdadeira balança, que deve estar sempre equilibrada para funcionar apropriadamente. Claude Bernad, outro fisiologista, definiu a homeostasia como processo contínuo de busca de um estado de equilíbrio dinâmico do meio interno, no qual vários parâmetros biológicos seriam regulados ou controlados dentro de limites muito estreitos.
Sobre os sistemas biológicos que contribuem para a manutenção do equilíbrio biológico, considere as seguintes assertivas:
I O hormônio insulina secretado pelo pâncreas possui a função de aumentar a concentração de glicose no sangue e reduzir o armazenamento de glicose no fígado.
II. Os neurônios apresentam diferenças de potenciais elétricos entre as faces interna e externa das suas membranas e determinadas alterações desses potenciais podem resultar na geração de impulsos elétricos.
III. Os rins não contribuem para a tonicidade do sangue uma vez que sua função não inclui a excreção de sais ou água por meio da urina.
IV. O ciclo cardíaco é uma sequência completa de sístoles e diástoles do coração e possibilita, juntamente com o sistema arterial, venoso e capilares, o suprimento de nutrientes, hormônios e anticorpos necessários às células.
V. Durante a ventilação pulmonar, a contração do diafragma resulta em redução do diâmetro supero-inferior da cavidade torácica, promovendo aumento da pressão intrapulmonar e saída do ar.
São CORRETAS as assertivas