O termo respiração pode ser empregado em dois níveis, o pulmonar e o celular, e estão relacionados, como demonstra a figura abaixo:


A respeito dos processos de respiração nos seres vivos foram feitas as seguintes afirmações:
I - A respiração pulmonar caracteriza-se como um processo de trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue; já a respiração celular caracteriza-se por uma reação química de transformação, respectivamente, da glicose e O₂ em CO₂ e água, com produção de energia.
II - Enquanto, na respiração pulmonar, as trocas gasosas ocorrem nos alvéolos, estruturas ricamente vascularizadas, a respiração celular ocorre nas hemácias, que produzirá e armazenará a energia em moléculas de ATP.
III. Durante a respiração pulmonar ocorrem dois tipos de movimentos repetitivos: a inspiração, que permite a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, responsável pela saída de ar dos pulmões.
IV - A respiração celular demonstrada no Esquema é classificada como respiração aeróbica, mas algumas células podem realizar a respiração anaeróbica, também denominada fermentação.
V - Além da respiração pulmonar, alguns seres vivos podem realizar a respiração cutânea, como anfíbios e minhocas, a respiração branquial, como peixes e crustáceos ou a respiração traqueal, como muitos artrópodes.
É CORRETO o que se afirma apenas em: