O termo simbiose, criado em 1879 pelo biólogo De Bary, tem sido equivocadamente utilizado como sinônimo de mutualismo. Simbiose refere-se a toda e qualquer associação permanente entre indivíduos de espécies diferentes, seja ela uma interação positiva ou negativa. Analise as relações abaixo, indicando a verídica:
I - Antibiose é a uma relação desarmônica homotípica, em que indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.
II - Na protocooperação, relação intraespecífica, embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. Um exemplo típico é o processo de polinização, interdependência entre flores de angiospermas e colibris.
III - Um curioso exemplo de comensalismo é a associação do tubarão com o peixe-piloto. Esse peixe vive ao redor do tubarão, alimentando-se dos restos de comida que escapam da boca desse predador. A relação é desarmônica sendo benéfica para o peixe e maléfica para o tubarão.
IV - Um exemplo de inquilinismo é o de epífitas em árvores. São epífitas, por exemplo, as orquídeas que através de seus haustórios succionam a seiva inorgânica do lenho ou xilema de árvores adultas.
V - No limiar do parasitismo situa-se a erva-de-passarinho, planta que retira seiva orgânica da hospedeira, mas que também é clorofilada e, portanto, realiza fotossíntese, sendo classificada como holoparasita.