O território do Paraná abrange toda a extensão da antiga República do Guairá à época do Império Espanhol e era a província mais nova do Brasil imperial, desmembrada de São Paulo em 1853, sendo seu primeiro presidente Zacarias de Góis. Do século XIX ao século XXI, o Paraná construiu uma história diversificada conforme suas regiões. Sobre a História do Paraná, considere as afirmativas a seguir.
I. Os primeiros a fazerem uso da erva-mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis. Da metade do século XVI até 1632, a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná, no qual foram fundadas 3 cidades espanholas e 15 reduções jesuíticas.
II. A Revolta de Porecatu ocorreu no vale do rio Paranapanema, no então município de Porecatu em fins da década de 1940 e início da seguinte. Atraídos pelas oportunidades do programa “Marcha para Oeste” do presidente Vargas, posseiros, pequenos proprietários, trabalhadores e colonos vieram de todas as regiões do Brasil para a região, o que resultou no conflito com os grandes fazendeiros.
III. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou esse nome por ocorrer numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
IV. A ocupação da região, empreendida pelas empresas colonizadoras na extensa região denominada Norte do Paraná no século passado, foi dificultada pela mata densa e pelo número de animais, mas, por outro lado, foi favorecida pelo “vazio demográfico”.
Assinale a alternativa correta.