As tintas são composições líquidas contendo partículas sólidas e possuem a característica de formar uma película fina, opaca e aderente, quando aplicadas sobre uma superfície. Quatro componentes principais compõem os diferentes tipos de tintas disponíveis: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos.
A resina é o aglutinante das partículas sólidas e o principal responsável pela formação do filme. As resinas são classificadas de acordo com o solvente utilizado. Em tintas à base de água, as resinas mais utilizadas são os látex vinílicos (também conhecida como acetato de polivinil - PVA) e acrílicos, enquanto em tintas à base de solvente orgânico, são usadas resinas alquídicas, como os poliésteres.
Os solventes são utilizados para dissolver a resina e proporcionar viscosidade adequada. Os solventes orgânicos mais comuns são os hidrocarbonetos, os solventes oxigenados e os solventes clorados. A maioria destes solventes apresentam compostos orgânicos voláteis (COVs), que são hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos emitidos na atmosfera na etapa de secura das tintas.
Os pigmentos são substâncias responsáveis pela coloração e cobertura (opacidade). Dentre os pigmentos inorgânicos, são bastante aplicados os óxidos de titânio, zinco, cromo e ferro, os cromatos de chumbo e zinco, selenetos e sulfoselenetos de cádmio. Os pigmentos orgânicos são corantes insolúveis que apresentam em sua estrutura grupos cromóforos, ou seja, grupos funcionais caracterizados por uma ligação dupla conjugada, que são responsáveis pela coloração do material.
Com base no texto apresentado, que destaca algumas caraterísticas sobre a composição das tintas, assinale o item correto.