Questão
Provão de Bolsas Estratégia
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tracio-Espartaco-ex121b39323c0
“O trácio Espartáco, um ex-soldado romano que fora feito prisioneiro e vendido como gladiador para a escola de
treinamento de lutadores de Cápua, persuadiu cerca de setenta homens a arriscarem sua vida pela liberdade, antes que para agradarem ao público. Dominaram os guardas, roubaram viajantes e armaram-se com clavas e armas brancas. Esconderam-se no Monte Vesúvio, onde muitos escravos fugitivos e alguns camponeses livres juntaram-se ao bando [...] Por três anos ele venceu as tropas romanas até a batalha final, na qual sofreu uma ferida de uma lança na coxa, caiu de joelhos, mas continuou a defender-se com seu escudo. Lutou até que ele e seus companheiros foram cercados e mortos”.

A revolta de Espártaco, na Roma antiga, estava inserida em um contexto
A
das Guerras Médicas, nas quais os romanos derrotaram os persas no sudeste europeu, tornando escravizados povos daquela região, como os trácios.
B
no qual o Império romano passava por uma série de crises estruturais que resultaram no fim da expansão territorial e, mais tarde, na sua fragmentação.
C
no qual a plebe realizava suas primeiras mobilizações após o fim da Monarquia romana, o que resultou na ampliação de seus direitos durante o período republicano.
D
de crise da República romana, devido às disputas entre oligarcas e populares, além da emergência dos generais como lideranças políticas.
E
marcado pela expansão romana sobre o mar Mediterrâneo, quando ocorreram as Guerras Púnicas, resultantes na conquista sobre Cartago, cidade situada na Trácia.