Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tragedias-bem122c80765f8
“As tragédias, bem entendido, não são mitos. Pode-se afirmar o contrário, que o gênero surgiu no fim do século VI quando a linguagem do mito deixa de apreender a realidade política da cidade. [...] No conflito trágico, o herói, o rei e o tirano ainda aparecem presos à tradição heroica e mítica, mas a solução do drama escapa a eles: jamais é dada pelo herói solitário e traduz sempre o triunfo dos valores coletivos impostos pela nova cidade democrática.” In: VERNANT, J. P.; VIDAL-NAQUET, P. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999, p. XXI.


De acordo com a citação acima, sobre a arte e o teatro no Período Clássico (século V e IV a.C.) da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar:

A
O humanismo grego teve na Atenas democrática do século V seu grande expoente. Naquele momento, a arte e o teatro glorificaram o individualismo, a vida privada e o comportamento desmedido.
B
Os ideais de equilíbrio, harmonia, moderação permeiam a arte e o teatro grego no período. Os autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são os principais nomes do teatro trágico em Atenas.
C
A arte e o teatro da Grécia Antiga eram manifestações de apologia ao niilismo existencial, que era a principal característica da irracionalidade da democracia ateniense na antiguidade.
D
As tragédias no teatro grego durante o século V não possuíam qualquer função política ou pública para a pólis ateniense, eram “arte pela arte”.
E
O teatro trágico grego nasce nas festividades religiosas. Tal espírito de religiosidade perpassa toda a arte grega representada pelas extravagâncias estéticas e decorativas em apologia ao governo teocrático.