Questão
Centro Universitário São Camilo
2023
Fase Única
transformacoes1207c7803ce
As transformações peculiares de anatomia que fizeram com que os ancestrais dos pandas (Ailuropoda melanoleuca) desenvolvessem um “polegar falso”, exclusivamente dedicado a agarrar caules de bambu, aconteceram há pelo menos 6 milhões de anos, indica um novo estudo. O pseudopolegar corresponde a um alongamento de um osso do pulso, o sesamoide radial. Isso significa que os pandas modernos têm, na prática, os cinco dedos análogos aos dos seres humanos, arranjados em “linha reta”, e um sexto dedo falso. O curioso polegar falso permite que o animal segure com firmeza os talos de bambus enquanto vai dilacerando a planta com os dentes.

(Reinaldo José Lopes. “Ancestral do panda já tinha o falso polegar para segurar talos de bambu”. Folha de S.Paulo, 03.07.2022. Adaptado.)

Considerando as teorias biológicas, o excerto ilustra uma ideia lamarckista porque
A
transmite uma ideia de modificação determinada por ações genéticas que culminaram em vantagens na obtenção de alimento.
B
transmite uma ideia finalista, ou seja, o ambiente promoveu a modificação no corpo dos animais para garantir a alimentação.
C
permite entender que o ambiente selecionou os animais que tinham vantagens anatômicas para obtenção de alimento.
D
descreve que houve a manutenção e a fixação de um caráter anatômico ao longo do tempo que garantiu melhor alimentação.
E
permite entender que o ambiente selecionou os “fatores” que condicionavam os falsos polegares nas patas para obtenção de alimento.