Sobre a transição da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial, considere as afirmativas abaixo.
I - O esgotamento do socialismo real no leste europeu e a ascensão de novas potências econômicas mundiais, como o Japão e a Alemanha, provocaram um rearranjo nas relações de poder, uma vez que a Nova Ordem Mundial assume um caráter multipolar no aspecto econômico, embora a supremacia bélica dos EUA demonstre uma unipolaridade no âmbito militar, baseada em ações negociadas com a invasão do Iraque.
II - Os conflitos no contexto da Guerra Fria tinham uma natureza mais político-ideológica, uma vez que eram, em maior ou menor grau, influenciados pela disputa geopolítica entre EUA e URSS em torno das áreas de influência. Na Nova Ordem Mundial, muitos desses conflitos permanecem ou são exacerbados em decorrência das antigas rivalidades étnicas mais diretamente ligadas a fatores locais.
III - A regionalização do espaço mundial reflete a lógica das ordenações geopolíticas de cada contexto histórico. No período da Ordem Bipolar predominou a compartimentação do mundo em 1º, 2º e 3º mundos, baseada em critérios político-ideológicos. Com a Nova Ordem Mundial emerge a regionalização que divide o mundo em norte e sul, tendo uma natureza mais socioeconômica, além da nova DIT que regionaliza o mundo em redes.
IV - As alianças militares e a corrida armamentista tiveram um papel relevante durante a Guerra Fria, pois foram instrumentos que potencializaram o poder das potências hegemônicas sobre as suas áreas de influência. Com a ascensão da Nova Ordem Mundial, apenas a OTAN foi mantida e vem sendo ampliada em função de vários fatores, entre os quais as novas ameaças representadas pelo avanço do terrorismo internacional.
V - O advento da Nova Ordem Mundial é marcado pela transnacionalização dos mercados associado à disputa cada vez mais acirrada entre as potências hegemônicas dos blocos oriental e ocidental em torno de mercados consumidores.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)