No tratamento da Gripe A (sinônimos: Influenza H1N1 ou Gripe suína) é utilizado o medicamento antiviral conhecido como Tamiflu (Roche®). O princípio ativo do medicamento é o fosfato de oseltamivir. Abaixo transcrevemos o mecanismo de ação deste medicamento:
“O fosfato de oseltamivir é uma pró-droga do carboxilato de oseltamivir, um inibidor potente e seletivo das enzimas neuraminidases do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírus. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente de células infectadas e a expansão posterior do vírus infeccioso no organismo. O carboxilato de oseltamivir reduz a proliferação de ambos os vírus das gripes A e B pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas.”
http://www.medicinanet.com.br/bula/4898/tamiflu.htm.
Na aula de Biologia, a professora pediu para os alunos relacionarem as informações da bula com os conhecimentos que os alunos tinham sobre os vírus. O seguinte diálogo aconteceu na sala de aula:
Aninha: - Os vírus são organismos celulares que causam várias doenças nos animais e também nas plantas.
Paulo: - A infecção viral tem início quando proteínas presentes na superfície do vírus ligam-se, de maneira específica, em receptores na membrana plasmática da célula hospedeira.
Aninha: - E, dentro do nosso organismo, os vírus iniciam a produção de novos vírus diretamente a partir do RNA da célula hospedeira.
Clara: - A bula diz que a neuraminidase é uma glicoproteína encontrada na superfície do vírus. Logo, o vírus da gripe é envelopado ou encapsulado, isto é, apresenta um envoltório proteico externo ao nucleocapsídeo.
João: - Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Assim ao impedir que novas células sejam infectadas impede-se que novos vírus sejam produzidos.
Pedro: - Aninha só errou ao dizer que vírus são células. Eles são acelulares.
Estão corretos