Questão
Universidade de Brasília - UNB
2017
Fase Única
tratando-combustiveis2838de48388

Em se tratando de combustíveis renováveis, o BioDME, ou DME — dimetiléter (C₂H₆O) —, é uma alternativa para se substituir parte do óleo dísel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) usado em botijões, porque polui menos e pode ser produzido de biomassa proveniente especialmente de resíduos agrícolas da produção de milho, da cana-de-açúcar (palha e bagaço) e da casca de arroz, além de restos da fabricação de papel. Para transformar biomassa em DME, é preciso converter os resíduos vegetais em gás, em um processo de gaseificação realizado em um reator aquecido, como mostra a figura acima. O resultado é o gás de síntese, uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio que serve de matéria-prima para a produção do metanol, passo intermediário para se atingir a produção do dimetiléter. Outra vantagem do DME em relação ao GLP é a possibilidade de ser transformado em líquido a pressões mais baixas, o que facilita a logística de transporte.

M. de Oliveira. Recurso eclético. in: Revista FAPESP, nº 158, abr./2009, p. 84-5 (com adaptações).

A seguir, são apresentadas as equações da reação de combustão completa do DME e do butano, um dos componentes do GLP, e os respectivos valores de energia liberada nas condições padrão.

CH₃-O-CH₃(g)+3O₂ → 2CO₂(g)+3H₂O(l)              energia=1.460kJ/mol

C₄H₁₀(g) + 13/2 O₂ → 4CO₂(g)+5H₂O(l)              energia=2.880KJ/mol

A partir dessas informações, julgue o item.

No Brasil, a existência de diversas culturas agrícolas e a diversidade e quantidade de rebanhos favorecem o uso da biomassa na produção energética do país, como se verifica no setor sucroalcooleiro, que, além da tradicional produção de açúcar e de álcool combustível, tem investido na geração de energia a partir da queima do bagaço da cana.
C
Certo.
E
Errado.