Questão
Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
2023
Fase Única
tratando-variacoes360af061713
Em se tratando de variações linguísticas, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta. 

(   ) Variações linguísticas no Nordeste: O sotaque nordestino é a variante mais utilizada nos Estados do Nordeste Brasileiro, entretanto, quando o assunto são expressões e gírias, cada região tem a sua própria. Canhenga, usado para caracterizar uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro; Ligeiro, significa rápido; Encabulado, quer dizer algo vergonhoso; Rangar, significa comer; Oxê, ou Oxente, são expressões de surpresa, espanto; Mainha/Painho, são mãe e pai. 

(   ) Variações linguísticas no Sudeste: As variações linguísticas da região sudeste predominam o jeito caipira no sotaque do interior de São Paulo, mas o Sudeste não se resume apenas a isso, mas também com as mais diversas gírias em outros estados, como o Rio de Janeiro. Bolado, quer dizer estar preocupado com algo; Da hora, significa legal; É fria, quer 
dizer perigoso; Larica, expressão usada para dizer que está com fome; Quebrado, significa estar sem dinheiro. 

(   ) Variações linguísticas no Sul: As variações linguísticas na região Sul são caracterizadas pela harmonia e redução na voz. Em alguns locais, por exemplo, é comum que os falantes pronunciam a letra “e” em palavras cujo a sílaba final possui a vogal, enquanto em outras regiões do país pronuncia-se como “i”. Conheça algumas expressões da região Sul. Alçar a perna, quer dizer monta a cavalo; Cacetinho, o pão francês que mencionamos no início desse artigo; Embretar-se, entrar, ou se meter em apuros; Guri, significa menino; Lindeiro, quer dizer vizinho; Solito, uma pessoa sozinha, isolada.

(   ) Variações linguísticas no Centro-Oeste: As variações linguísticas e o sotaque da Região Centro-Oeste são bastante marcados pelo contato do português colonizado com as línguas 
indígenas da região. Por exemplo, no Estado do Mato Grosso, os falantes não falam chuva com o som de chu, mas sim tchuva, mesma coisa com a palavra peixe, a pronúncia é petche. Vale ressaltar que esse dialeto é típico dessa região, não só ele, como os jargões a seguir. Arruinou, quer dizer que está ruim de saúde; Carreta, significa carro; Dormir no macio, quer dizer viver folgado; Empatar, quer dizer atrapalhar. 

(   ) Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas. 
A
V – F – V – V – V. 
B
V – V – V – F – V.
C
V – V – V – V – V.
D
V – V – V – V – F.