“Ao tratar de compreender a especificidade do que poderia ser chamado de ‘social’ e da própria natureza de seu objeto, a Sociologia sofre continuamente as influências de seu contexto. Ideias, valores, ideologias, conflitos e paixões presentes na sociedade permeiam a produção sociológica. Antigos temas – liberdade, igualdade, direitos individuais, alienação – não desaparecem, mas assumem hoje outros significados. A Sociologia era, e continua a ser, um debate entre concepções que procuram dar resposta às questões cruciais de cada época. Por inspirar-se na vida social não pode, portanto, estar ela própria livre de contradições.”
Quintaneiro, T.; Barbosa, M. L. de O.; Oliveira, M. G. M. de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 23.
A partir do trecho citado e da leitura de Um toque de clássicos, de Quintaneiro, Barbosa e Oliveira, responda: sendo a Sociologia uma ciência produto de seu tempo histórico, qual seu papel na construção do pensamento social?