Sobre as expressões da cultura do Renascimento em outros territórios, além do Italiano, relacione as informações, na coluna da esquerda, com os respectivos países, na coluna da direita.
(I) Nesse país, o Renascimento é caracterizado pelo otimismo decorrente das Grandes navegações. Na Literatura, destacou-se Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, obra épica que relata a expansão marítima.
(II) Quando houve a difusão dos ideais renascentistas e humanistas, no final do século XV e início do XVI, a região estava sob o impacto da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero.
(III) O movimento renascentista se manifestou no final do século XV, no contexto das Grandes Navegações. Uma das obras mais conhecidas é Dom Quixote de La Mancha, onde Miguel de Cervantes conta as aventuras fantasiosas de um cavaleiro medieval, parodiando os romances de cavalaria como crítica à sociedade da época, considerada atrasada e ainda feudal.
(IV) Durante os séculos XVI e XVII, o país passou por um período de prosperidade, alcançado principalmente pelas trocas comerciais e exploração das colônias. Nesse país, o Renascimento coincide com a chamada Era Elisabetana, de grande expansão marítima e de relativa estabilidade interna depois da devastação da longa Guerra das Rosas, quando se tornou possível pensar em cultura e arte.
(V) Durante o período renascentista, os mecenas tiveram uma importante participação, financiando pintores, poetas, arquitetos e intelectuais. Nesse período, surgiram novas ideias, como as do filósofo Michel de Montaigne, intitulada Ensaios. A obra, publicada em três volumes, defende uma postura cética com relação a dogmas ou verdades absolutas, tecendo críticas tanto à Igreja quanto aos homens da ciência.
(A) Inglaterra.
(B) França.
(C) Portugal.
(D) Alemanha.
(E) Espanha.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.