Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2021
Fase Única
trecho-seguir-retirado1636c68b98c
No trecho a seguir, retirado do último capítulo de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis, o narrador tece considerações sobre sua vida:

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve mingua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998)

A partir da leitura, é correto afirmar:
A
O narrador demonstra arrependimento pelas escolhas que fez ao longo da vida, o que é perceptível pela sucessão de negativas que culmina na informação de que não foi pai.
B
Representativa do Realismo brasileiro, a obra retrata os sofrimentos e as injustiças sofridas pelo protagonista ao longo de toda a sua vida.
C
O protagonista evidencia os privilégios a que teve acesso como parte da elite brasileira ao relatar que teve a sorte de não precisar trabalhar para sobreviver.
D
A perspectiva realista da obra se fundamenta essencialmente no fato de que a narrativa é construída a partir da visão de um narrador-defunto, que chega ao “outro lado do mistério” e dali avalia sua trajetória.
E
Brás Cubas caracteriza-se como uma personagem que se opõe à sociedade deturpada sobre a qual Machado de Assis tece críticas, o que está expresso na sua negação ao casamento e à carreira política.