Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2007
2ª Fase
trechos-foram328dec91b7b
Discursiva
Os trechos abaixo foram retirados de O existencialismo é um humanismo, de Sartre.

“Consideremos um objeto fabricado, como, por exemplo, um livro ou um corta-papel; esse objeto foi fabricado por um artífice que se inspirou num conceito; tinha, como referenciais, o conceito de corta-papel assim como determinada técnica de produção (...) Desse modo, o corta-papel é, simultaneamente, um objeto que é produzido de certa maneira e que, por outro lado, tem uma utilidade definida (...) Podemos assim afirmar que, no caso do corta-papel, a essência – ou seja, o conjunto das técnicas e das qualidades que permitem a sua produção e definição – precede a existência.”

(Sartre, O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Ed. Nova Cultural, Col. “Os Pensadores”, volume “Sartre”, 1987, p. 5.)

“O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo. (...) O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo (...) Se realmente a existência precede a essência, o homem é responsável pelo que é. Desse modo, o primeiro passo do existencialismo é o de pôr todo homem na posse do que ele é, de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência.”

(Sartre, O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Ed. Nova Cultural, Col. “Os Pensadores”, volume “Sartre”, 1987, p. 6.)

Compare os dois trechos acima, considerando a relação estabelecida pelo autor entre essência e existência.