O trinitrotolueno (TNT) é, atualmente, um dos explosivos mais usados em aplicações militares e industriais. A característica de ser insensível ao choque e a fricção reduz os riscos de detonação acidental. Em comparação com outros explosivos, é bastante estável, o que minimiza as preocupações no seu manuseio e armazenamento.

O conteúdo energético do TNT é igual a 4,7 megajoules por quilograma. A sua densidade de energia é utilizada como ponto de referência para muitos outros tipos de explosivos, incluindo armas nucleares. O conteúdo energético dos artefatos explosivos é comumente medido em termos da massa de TNT, em toneladas, que seria capaz de liberar a mesma energia.
Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=wnRGBON_Z5_D_V6G0WeVaEP Gxd1x-dIctL8Mji8XHsW7ZLloYljsC_Dj7lXhkrX3QcXMXCtWCBkPRaYQbgo7xg== (adaptado). Acesso em 02 de setembro de 2020.
Sob condições específicas, a combustão completa de uma determinada quantidade de TNT foi simulada em um recipiente de 800 L na presença de ar atmosférico (80% gás nitrogênio e 20% gás oxigênio), conforme a reação:

Após o sistema atingir o equilíbrio térmico, a 25° C, o manômetro indicava pressão de 2 atm.
Assumindo que os gases se comportam idealmente (R= 0,082 L·atm·K⁻¹ ·mol⁻¹ ) e que todo o TNT reagiu, o número de mols de TNT utilizado na simulação foi de