Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
tronco-linguistico-e141d6ed74d1
 O tronco linguístico é um conjunto de línguas que têm a mesma origem: uma língua mais antiga, que não é mais falada. Como essa língua de origem existiu há milhares de anos, as semelhanças entre as línguas que vieram dela são muito difíceis de serem percebidas. Já uma família linguística é um conjunto de línguas que também possuem uma origem comum, mas que apresentam mais semelhanças entre si. No Brasil, existem dois troncos: o Macro-Jê, com 9 famílias, e o Tupi, 10 famílias. Há também 20 famílias que por quase não apresentarem semelhança não podem ser agrupadas em troncos linguísticos.

Troncos e famílias linguísticas. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://mirim.org/linguas-indigenas/troncos-familias.Acesso em19-03-2020.

A língua de um povo é uma das principais características de sua identidade cultural. Tendo como referência o período colonial, a complexidade linguística dos povos indígenas no Brasil revela que:
A
Os povos originários foram bem acolhidos pelos portugueses que logo aprenderam sua língua e seus hábitos para poderem conviver pacificamente.
B
Índio é a palavra criada pelos portugueses a partir de uma visão homogeneizadora a qual não absorvia a complexidade cultural dos povos originários, representada na existência de diversas línguas.
C
No Brasil, a diversificação não impediu os portugueses de deixarem de lado seu etnocentrismo para buscar compreender o universo simbólico dos indígenas.
D
Havia um complexo sistema de disputas entre os povos indígenas que nada tema ver com a complexidade linguística.
E
Diferentemente do que os Portugueses acreditavam, existiram vários povos indígenas com culturas diversas umas das outras.