Na última reação do ciclo descrito, ocorre a oxidação do malato a oxaloacetato; a enzima L- maleato desidrogenase, ligada ao NAD, catalisa a oxidação do L-maleato em oxaloacetato. Nas células intactas, o oxaloacetato é continuamente removido pela reação da citrato sintase, conservando deste modo, a concentração do oxaloacetato na célula em valores muito pequenos, deslocando a reação do maleato desidrogenase em direção à formação de oxaloacetato.

Analise o ciclo bioquímico abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I. É um processo anaeróbio que envolve 6 fases da formação do citrato (6C) até a regeneração do ácido oxalacético (4C) após sofrer duas descarboxilações sob a ação da tiamina (vitamina B1).
II. A acetil-coenzima A funde-se ao ácido oxalacético permitindo a redução do NAD a NADPH₂ durante a fosforilação cíclica parcial na matriz mitocondrial sob ação da citrato sintase.
III. O ácido pirúvico, sob ação da enzima PFK (fosfofrutosequinase) sofre inibição alostérica, atuando na conversão da glicose em frutose bifosfato durante a conversão do succinato em fumarato.
IV. O ciclo do ácido cítrico é uma série de reações enzimáticas que se inicia quando a acetilcoenzima-A combina-se com o ácido oxalacético para formar o ácido cítrico nas cristas mitocondriais.
V. O ATP funciona como inibidor alostérico para a enzima fosfofrutoquinase. Se a quantidade de ATP consumido pela célula for grande, ele inibe a enzima, alterando a sua conformação, paralisando o ciclo do ácido cítrico para o consumo do ATP excedente.