Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta poderosa, provocando um grande impacto nas áreas que envolvem a criatividade, como as Artes Visuais, o Design, a Comunicação, entre outras. No entanto, essa inovação tecnológica suscita questionamentos importantes sobre a natureza da criatividade e a originalidade das obras. Há também implicações éticas e legais da propriedade intelectual, por se tratarem de criações geradas por algoritmos capazes de identificarem e combinarem padrões em dados previamente produzidos por humanos.
Com base nas informações sobre o uso da IA na arte, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A originalidade e a intenção do autor são elementos fundamentais da criação artística. Contudo, quando uma ferramenta de IA gera uma imagem, está reutilizando e combinando outras imagens já existentes. Esse processo de produção levanta questões sobre a originalidade dessas obras, pois a IA não tem limitação em sua criatividade devido a sua capacidade de processamento de dados.
( ) O uso da IA pode proporcionar o surgimento de novas formas de arte e atuar como uma ferramenta com a capacidade de democratizar o processo de criação artística. Ao mesmo tempo, pode levar a uma desvalorização da mão de obra humana devido à substituição de processos da criação artística tradicional.
( ) No processo de criação artística, é comum a ocorrência de apropriação, referência e transformação de obras existentes, o que pode suscitar discussões que envolvem a ética. Neste contexto, ao considerar o modo como acontece a apropriação e o processamento de dados a partir da IA, levantam-se novas preocupações, como o respeito à privacidade dos indivíduos e o seu direito de saber o que acontece com os seus dados.
A sequência correta é