A unificação política da civilização egípcia ocorre em torno de 3.100 a.C., sob o domínio do primeiro faraó. A legitimidade do poder do deus-faraó assim era sustentada pelos sacerdotes do reino. Assinale a opção que trata de fato o ocorrido na história da religião dessa civilização milenar.
Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
unificaca-politica47809ecd8a
A
O politeísmo no Egito foi permanente e durou até o século VII d.C., quando a expansão islâmica impôs a crença em um único deus, Alá, situação que perdura até os dias de hoje.
B
Esgotados por erguerem templos para diversos deuses no século XVIII a.C., os camponeses egípcios revoltaram-se contra a religião e contra o faraó, fato que dividiu o reino em alto e baixo Egito.
C
Os egípcios foram politeístas até a conquista macedônia, que ocorreu no século IV a.C., quando Alexandre o Grande foi aclamado pelos sacerdotes como faraó e tornou-se o único deus do Egito.
D
No século XIV a.C., por medida do faraó, o politeísmo foi abandonado no Egito em favor de um novo e único deus. Porém, após a morte do faraó, o politeísmo foi paulatinamente reestabelecido.
E
Desde que instituída, cerca de 3.500 a.C, a religião egípcia havia sido a mesma até a introdução do cristianismo no território, por meio da invasão dos romanos, no século I d.C.