Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
urso-polar-m-200kg-e153fb15678d
O urso polar (m = 200kg) é um mamífero carnívoro conhecido como o maior predador do Ártico. Durante a sua busca por uma caça, ele atravessa de uma geleira para outra utilizando, para isso, um bloco de gelo  de área superficial igual a 4 m², o qual flutua sobre o mar (ρₘ = 1017 kg/m³). Levando em consideração o ambiente onde o urso polar vive, sua dieta alimentar deve se basear em substâncias orgânicas com altos valores energéticos, pois sabemos que estas diferentes substâncias são classificadas de acordo com as funções exercidas no organismo, bem como com a sua natureza.

Com base nas informações acima, qual deve ser a espessura mínima que o bloco de gelo deve ter para que mantenha o urso flutuando completamente sobre o mar durante a sua travessia de uma geleira para outra e como são classificadas as substâncias orgânicas de acordo com suas funções no organismo? Adote g = 10m/s².
A
A espessura mínima do bloco de gelo deve ser de 50 cm, sendo os mamíferos classificados como seres endotérmicos que necessitam do consumo de substâncias orgânicas classificadas como plásticas, energéticas e reguladoras.
B
A espessura mínima do bloco de gelo deve ser de 5 mm, sendo os mamíferos classificados como seres ectotérmicos que não necessitam do consumo de substâncias orgânicas classificadas como plásticas, energéticas e reguladoras.
C
A espessura mínima do bloco de gelo deve ser de 5 cm, sendo os mamíferos classificados como seres heterotermos que necessitam do consumo de substâncias orgânicas classificadas como plásticas e energéticas.
D
A espessura mínima do bloco de gelo deve ser de 0,5 mm, sendo os mamíferos classificados como seres ureotélicos que necessitam do consumo de substâncias orgânicas classificadas como plásticas e reguladoras.
E
A espessura mínima do bloco de gelo deve ser de 500 cm, sendo os mamíferos classificados como seres poiquilotermos que necessitam do consumo de substâncias orgânicas classificadas como energéticas e reguladoras.
F
I. R.