Questão
Universidade Salvador - UNIFACS
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
uso-pessoal-cigarro2410aa5f45b

O uso pessoal de cigarro eletrônico no Brasil não é vetado, mas a venda do produto e de acessórios é proibida. Entretanto, em bancas, tabacarias e sites nacionais, o dispositivo eletrônico vem ganhando um número cada vez maior de adeptos com base na suposição de que não oferece riscos e não é tóxico. A toxidade depende das substâncias químicas dissolvidas na solução aquosa colocada no reservatório para a vaporização e inalação pela piteira. Um trabalho recente, publicado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou um problema grave nos pulmões, a bronquiolite obliterante, uma inflamação e obstrução dos bronquíolos, que pode ser causada pelo diacetil, substância química usada como flavorizante, encontrada no líquido aromatizante, de sabor e aroma de manteiga, usada em margarinas, óleos culinários e em óleos utilizados na fabricação de pipocas na concentração de 1.125ppm(v/v). A nicotina é uma das 20 substâncias tóxicas componentes do aromatizante, causadora de câncer nos pulmões, de alterações na estrutura do DNA e de dependência química.

A quantidade de nicotina no dispositivo varia muito e pode chegar a três vezes mais quando comparada à do cigarro comum. Utilizar o eletrônico ou substituir o convencional pelo eletrônico é uma troca de vícios. A FDA, órgão regulador americano, vetou a comercialização para adolescentes sob alegação de causar dependência química.

Considerando-se as informações referidas no texto e na figura, em relação ao cigarro eletrônico e à toxidade causada por substâncias químicas, usadas no dispositivo, é correto concluir:
A
A vaporização da solução aquosa é um processo exotérmico.
B
A recarga de energia da bateria do dispositivo é um fenômeno eletroquímico espontâneo.
C
As concentrações de substâncias tóxicas no vapor são iguais às encontradas na solução aquosa vaporizada.
D
A concentração de diacetil no óleo de fabricação de pipocas corresponde a 1,31.10−2molL−1.
E
A pressão de vapor do diacetil, à temperatura ambiente, é menor que a da nicotina encontrada nas mesmas condições de temperatura e de pressão.