Os vegetais, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtores de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando no 1º nível trófico ou na base das cadeias alimentares. Ao liberar o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra. Sobre as plantas e eventuais conceitos fisiológicos, indique V (Verdadeiro) e F (Falso). Em seguida marque a alternativa correta na sequência de cima para baixo.
( ) As fanerógamas são antófitas, criptógamas e sifonógamas, embora exclusivamente espermáfitas, pois no interior do estróbilo feminino encontramos o óvulo que, fecundado e desenvolvido, origina o fruto.
( ) A transpiração vegetal contribui para a abertura estomática e a liberação do O2 proveniente da quebra de CO2 durante o fotólise de Hill.
( ) Durante o ciclo de Calvin no interior dos tilacoides, há a redução do CO2 pelo NADPH2 proveniente dos fotossistemas e a consequente formação da glicose e oxigenação do meio intracelular. A integração dessas etapas constitui a fase fotoquímica da fotossíntese.
( ) No interior do saco embrionário das angiospermas, o tubo polínico (microprótalo) carrega no seu interior os núcleos espermáticos que, movidos por substâncias químicas liberadas pelo ovário, nadam para fecundar a oosfera no interior do arquegônio.
( ) Nos vegetais superiores o lenho, ou xilema envelhecido, forma o cerne que é responsável pela condução da seiva orgânica. Já o líber ou floema, presente nas imediações da casca, é um tecido vivo que transporta a seiva inorgânica.