Os vegetais vasculares apresentam diferentes tipos de tecidos: de revestimento, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos condutores e tecidos meristemáticos. Através do corte transversal de uma folha e observação no microscópio – conforme mostra o esquema representado na figura –, podemos observar diferentes tecidos e estruturas, como os estômatos, localizados na epiderme das folhas.


AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de biologia. V.2. São Paulo: Ed. Moderna, 2003. [adapt.].
Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.
I. O estômato, representado pela letra “E”, é responsável pelas trocas gasosas, sendo a sua abertura e fechamento influenciados por fatores ambientais, como a concentração de CO2. Grande concentração de CO2 no mesófilo da folha induz ao fechamento do estômato.
II. Os parênquimas lacunoso (B) e paliçádico (C) encontram-se abaixo da epiderme e apresentam como função principal o acúmulo de reservas, sendo, portanto, também denominados de parênquimas de reserva.
III. A epiderme (A e D) é um tecido de revestimento da folha que apresenta todas as células ricas em cloroplasto; apresenta também cutícula e hidatódios – estruturas especializadas em eliminar o excesso de água das plantas.
IV. A entrada de íons potássio para o interior das células estomáticas (F) faz com que ocorra um aumento da pressão osmótica, o que promove a entrada de água nessas células, deixando-as túrgidas e promovendo a abertura do ostíolo (G).
Estão corretas apenas as afirmativas