“Em vídeo divulgado na internet, o líder separatista checheno Doku Umarov ameaçou novos ataques contra a Rússia e assumiu a autoria dos dois atentados suicidas que deixaram 39 pessoas mortas no metrô de Moscou, na Rússia, na última segunda-feira [25/03/2010]. Umarov, que se autoproclama líder do 'Emirado do Cáucaso' - um Estado islâmico separatista que inclui diversas repúblicas russas da região -, afirmou ter dado ordens pessoais para a realização dos atentados. Segundo ele, os ataques seriam uma retaliação às mortes de 'pobres moradores da Chechênia', supostamente cometidas por militares russos em fevereiro.”
Fonte: Agência Terra, 01/04/2010. http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4352750-EI15475,00-Checheno+ameaca+novos+ataques+a+Russia+em+video+na+web.html
Sobre as tensões e conflitos que atravessam as repúblicas situadas na região do Cáucaso, considere as afirmativas abaixo:
I A Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão conquistaram a independência em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) deixou de existir.
II Em agosto de 2008, a Geórgia declarou guerra à Federação Russa, acusando o país de incitar o separatismo da Abecásia e da Ossétia do Sul.
III A Ossétia do Norte conquistou sua independência em 2008, como parte das negociações que encerraram a guerra entre a Rússia e a Geórgia.
IV A Chechênia e o Daguestão, integrantes da Federação Russa, abrigam movimentos separatistas que são duramente reprimidos pelo exército russo.
V A Armênia e o Azerbaijão são as únicas repúblicas caucasianas de maioria cristã.
Estão corretas as afirmativas: