Questão
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2012
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
zinco-e-extrai1114045fb6b

O zinco é extraído comercialmente da esfarelita, ZnS(s), um minério que apresenta traços de cádmio e teve origem na formação do Planeta. Durante o processo metalúrgico de produção, o sulfeto de zinco é convertido em óxido de zinco, ZnO(s), por aquecimento na presença de ar, de acordo com a equação química I, e, em seguida, pode ser reduzido por monóxido de carbono, CO(g), com excesso de carbono, em um forno de fusão a 1200ºC, como representa, resumidamente, a equação química II reversível. O cádmio é separado do zinco no final do processo. A partir dessas informações, considerando-se as equações químicas I e II e os dados da tabela, é correto afirmar:
A
O excesso de carbono no forno transforma CO₂(g) em CO(g) e, consequentemente, aumenta a pressão parcial do Zn(g) durante o processo.
B
O resfriamento brusco da mistura gasosa, formada na presença de excesso de carbono quando retirada do forno, produz zinco metálico com alto teor de óxido de zinco.
C
O cádmio sólido formado durante o resfriamento dos gases do forno é separado antes de o zinco se solidificar.
D
A equação química I representa a reação de redução do sulfeto de zinco a óxido de zinco.
E
O resfriamento lento dos gases Zn(g) e CO₂(g), formados na ausência de carbono, tem como objetivo a formação de zinco puro.