Por Estratégia Vestibulares

5 citações de Mia Couto para usar na redação

DICA DE REDAÇÃO

Mia Couto é um dos escritores mais importantes de língua portuguesa da atualidade. Ele ficou conhecido por construir uma obra marcada pela mistura entre poesia, tradição oral africana e crítica social.

Entre suas obras mais conhecidas estão Terra Sonâmbula (1992), O Último Voo do Flamingo (2000) e O Fio das Missangas (2003), que abordam temas como identidade, memória, resistência e a relação entre seres humanos e a natureza. O Portal Estratégia Vestibulares te apresenta o escritor moçambicano e lista 5 de suas citações, que podem ser usadas nas redações dos vestibulares e do Enem. Confira!

"

Todas as influências são parte de mim, que dão vazão à palavra, que constrói e inventa.”

"

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos.”

"

Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso.”

"

O que nos faz ser pessoa não é o bilhete de identidade. O que nos faz pessoa é aquilo que não cabe no bilhete de identidade.”

"

O escritor não é o que escreve bem, mas aquele sujeito que tem histórias e faz o leitor viajar dentro dele. É, de certa forma, um contrabandista de almas.”

Quer conhecer outras citações de Mia Couto, com contextos e significados?

Clique no botão abaixo e veja mais citações e como utilizá-las nas redações:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Shutterstock, Reprodução/Wikimedia Commons, Freepik, miacouto.org/Reprodução, TV Brasil/Reprodução, Rovena Rosa / Agência Brasil.