Por Estratégia Vestibulares

DICA DE REDAÇÃO

7 citações de  Machado de Assis para usar na redação

Joaquim Maria Machado de Assis é um dos maiores expoentes da literatura brasileira na história.

O escritor foi também teatrólogo, romancista, poeta, cronista e jornalista, além de ter sido o fundador da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Dentre suas obras estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó, Memorial de Aires, O Alienista, Helena e Dom Casmurro.

Veja 7 de suas citações, originárias de suas obras, que podem ser essenciais para a redação do Enem ou de outros vestibulares.

Cada século muda da danças como muda de ideias” — em Uma Visita de Alcibíades (1872).

"

Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes” — em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).

"

Que é a saudade senão uma ironia do tempo e da fortuna?” — em A Desejada das Gentes (1896)”.

"

Eu sei que vossa excelência preferia uma delicada mentira; mas eu não conheço nada mais delicado que a verdade” — em Contos Fluminenses (1870).

"

Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: 'A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito”  — em Esaú e Jacó (1904).

"

Um dos defeitos mais gerais, entre nós, é achar sério o que é ridículo, e ridículo o que é sério, pois o tato para acertar nestas coisas é também uma virtude do povo” — em Ao Acaso (1865).

"

Antes do poeta mostra-se o homem, antes do talento o caráter” — em Crônica Comentários da Semana (1862).

"

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Shutterstock, Inep, Divulgação, Arquivos Pessoais e Reprodução/Instagram