Por Estratégia Vestibulares

7 citações usadas em redações nota 1000 do Enem 2024

DICA DE REDAÇÃO

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “Desafios da valorização da herança africana no Brasil”, e, no total, 12 participantes receberam a nota 1000. E um dos critérios para que uma redação alcance a pontuação máxima é a apresentação de um repertório sociocultural no texto, também conhecido como as citações da dissertação.

O repertório sociocultural pode ser desenvolvido usando citações de obras da literatura, da música ou do cinema, referenciando acontecimentos ou figuras históricas, ou conceitos filosóficos e sociais, por exemplo. Para ajudar você a construir seu acervo e conquistar a sonhada nota máxima na redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu citações de alguns dos textos que alcançaram a nota 1000 na última edição do Enem. Confira:

Livro “Nós matamos o cão tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana

Sabrina Alves, de Araçatuba (SP), usou o livro “Nós matamos o cão tinhoso”, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, para tirar nota 1000 na redação do Enem. A obra, lançada em 1964, denuncia a opressão colonial portuguesa e a luta de Moçambique pela independência.

Álbum “Duas Cidades”, da banda BaianaSystem

Rafael Santana Assunção, de Belo Horizonte (MG), citou a banda em sua redação do Enem. O álbum “Duas Cidades” é o segundo da carreira do grupo, e aborda temas como a desigualdade social, as diferenças entre Cidade Alta e Cidade Baixa na capital baiana e as crenças e superstições de seu povo.

Filme “Pantera Negra”, de Ryan Coogler

A participante Clara de Oliveira, de Niterói (RJ), escolheu citar o filme “Pantera Negra” para alcançar a nota 1000 em sua redação do Enem. Em seu texto, Clara apontou como a obra traz um elenco majoritariamente composto por atores negros para retratar positivamente uma civilização africana e sua cultura.

Livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda

O livro foi escolhido por Marina Lima, de Maceió (AL), como citação em sua redação nota 1000, escrito pelo historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. A obra é considerada uma das mais importantes para as ciências sociais do Brasil, e trata da formação da nossa sociedade, partindo da ideia de que a herança colonial é um obstáculo a ser superado.

Livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira

“Torto Arado”, romance publicado em 2019 pelo autor Itamar Vieira, conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que são negras, e vivem em situação de trabalho escravo contemporâneo na região do sertão da Bahia. A obra foi usada pela candidata Anna Beatriz Veríssimo, de Baraúna (RN), para conseguir a nota máxima na redação do Enem 2024.

“O homem é aquilo que a educação faz dele”, frase de Immanuel Kant

A frase do filósofo alemão Immanuel Kant, usada como citação na redação nota 1000 de Danilo Batista, de São Luís (MA), faz parte do livro “Sobre a Pedagogia”, de 1803. Na obra, Kant discute a construção moral do ser humano a partir da educação, o que seria um dos descasos do Brasil, segundo Danilo.

Nelson Mandela

Marina Lima, de Maceió (AL), citou Nelson Mandela em sua redação que recebeu nota 1000 no Enem 2024. No texto, Marina apontou o pensamento de Mandela sobre o potencial da educação em “salvar a humanidade”. Mandela passou 27 anos preso por pregar a igualdade racial e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, após o fim do Apartheid.

Quer ler redações nota 1000 do Enem 2024, com comentários de professores especialistas?

Clique no botão abaixo e veja os textos e mais informações:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Arquivo Nacional, Divulgação, Shutterstock, Reprodução, Freepik, Pixabay, Arquivo Público do Estado de São Paulo.