7 feitos e coberturas históricas de Glória Maria em sua carreira
Por Portal Estratégia Vestibulares
Faleceu no dia 02 de fevereiro uma das maiores jornalistas do Brasil: Glória Maria.
Primeira repórter negra da história da televisão brasileira, a sua primeira reportagem foi em 1971, e a primeira aparição em vídeo foi em 1974, às vésperas da Copa do Mundo daquele ano.
Ao longo de todos esses anos, sua carreira foi marcada pelo jeito único e inovador de contar histórias, agregando pioneirismo e representatividade negra na televisão.
Acompanhe alguns feitos e principais coberturas da vida e carreira de Glória Maria.
A primeira aparição de Glória Maria na televisão foi em 1971, no trágico desabamento do Elevado Paulo de Frontin, que estava sendo construído, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, 48 pessoas morreram e 20 carros, um ônibus e um caminhão foram esmagados.
Desabamentodo Elevado (1971)
As causas do acidente nunca foram conclusivas e não houve condenações pelo fato.
A primeira matéria em cores do Jornal Nacional contou sobre o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro em um final de semana. A reportagem foi feita com ela e o cinegrafista de joelhos, por conta de uma lâmpada que queimou poucos instantes antes da entrada ao vivo.
1ª repórter a aparecer ao vivo eem cores (1977)
No mesmo ano, Glória Maria foi enviada para os Estados Unidos, na cobertura da cerimônia de posse do então presidente Jimmy Carter. O 39º presidente do País foi conhecido pelo alinhamento a pautas de luta por direitos humanos e defesa da democracia. Em 2002, Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Posse de JimmyCarter (1977)
Glória Maria se tornou a primeira mulher brasileira a cobrir uma guerra ao desembarcar nas Ilhas Malvinas, em 1982, e cobrir a guerra entre Argentina e Reino Unido. Dentre seus atos na cobertura, ela foi a responsável por noticiar o cessar-fogo da guerra das Malvinas.
Guerra das Malvinas (1982)
A cobertura do Rock in Rio de 1985 é histórica, não só pelo evento — que estava na sua edição de estreia —, mas também pelas entrevistas com grandes astros do mundo do rock. Vale ressaltar que muitos nunca tinham vindo ao Brasil, já que o país não era destino comum de turnês mundiais como acontece atualmente.
Primeiro Rock in Rio (1985)
Ainda que tenha participado de diversas coberturas de eventos esportivos, Glória Maria foi marcante nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, a primeira Olimpíada que ela cobriu in loco.
Coberturas esportivas
Glória Maria também esteve na primeira transmissão em HD (alta qualidade) da televisão do Brasil. A matéria em questão era sobre a festa do pequi, em uma aldeia Kamayurá, no Alto Xingu. O contraste de cores da natureza do lugar, das pessoas e suas vestes e de toda a festa em si, ilustrou muito bem a tecnologia que estava sendo iniciada naquele momento.