Veja 5 erros comuns de Português

Por Estratégia Vestibulares

9 citações de  Paulo Freire sobre educação para usar na redação

Por Portal Estratégia Vestibulares

Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire nasceu na capital de Pernambuco, em 1921. Ao longo de seus 75 anos de vida, o educador trabalhou com um método de educação de jovens e adultos, criado por ele mesmo, e revolucionário para sua época

Em sua trajetória, seu método de alfabetização passou a irritar setores que consideravam suas abordagens politizadas. Dentre as publicações em vida e póstumas, são mais de 30 livros publicados, dentre eles “Pedagogia do Oprimido”.

Para homenagear esse que é o Patrono da Educação, o Portal Estratégia Vestibulares preparou uma lista com citações de Paulo Freire sobre educação para você usar na redação e também como repertório sociocultural.

O processo de alfabetização válido entre nós é aquele, que (…) não se satisfaz apenas (…) com a leitura da palavra, mas que se dedica também a estabelecer uma relação dialética entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, a leitura da realidade”. —  Pedagogia dos sonhos possíveis, 2001.

"

O que presta no capitalismo, no meu entender, não é ele. Para mim, ele é uma malvadeza em si mesma. Se se pensa na excelência do capitalismo no Brasil, eu me pergunto: que excelência é esta que produz 33 milhões de famintos?” — Entrevista para a Folha de São Paulo, 1994.

"

A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. — Educação como prática da liberdade, 1999.

"

Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias”. — Educação e mudança, 1979.

"

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. — Pedagogia do Oprimido, 1987.

"

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. — Pedagogia da Autonomia, 1996.

"

Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”. — Pedagogia da Autonomia, 1996.

"

O educador se eterniza em cada ser que educa”. — Pedagogia da Autonomia, 1996.

"

Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. — Pedagogia da Autonomia, 1996.

"

Clique no botão e confira mais citações de Paulo Freire e descubra por qual motivo ele é considerado o Patrono da Educação Brasileira:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Isabela Giordan, Beatriz Santana, Julia Wasko e Leonardo Del Sant Imagens: Unsplash, Shutterstock, Instituto Paulo Freire, Acervo Nacional, Cambridge University e Wikimedia