Se vocês está estudando para os próximos vestibulares, já sabe de cabeça que para uma redação conquistar uma boa nota é preciso cumprir com maestria as competências avaliadas pela banca, certo?
Para isso, é muito importante comprovar que você possui repertório sociocultural e que sabe relacioná-lo ao tema de redação.
Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares listou 5 alusões históricas coringa para enriquecer o a sua redação!
A alusão histórica trata-se de uma menção ou resgate de um acontecimento histórico que serve para contextualizar uma situação ou problema do presente.
Por isso, use as alusões com sabedoria e, acima de tudo, respeitando seus contextos e relações com o tema e a tese desenvolvida.
Pode ser utilizada para falar sobre o fato de ser nova, mas já ser a principal forma de comunicação na sociedade, entre as empresas e sobre a dependência econômica atual, especialmente em tempos globalizados.
Criação da internet em 1969
O período colonial foi muito mais do que um sistema de exploração econômica e dominação política: foi um estilo de vida, uma forma de ver o mundo que dá a sustentação a grande parte das discriminações atuais, como contra mulheres, negros e outras minorias.
O legado colonial
As práticas imperialistas podem ser convocadas sempre que fizer sentido referenciar questões globais e humanitárias, como os conflitos migratórios, grupos terroristas anti coloniais e sobre a questão da extrema pobreza no mundo contemporâneo.
Imperialismo
Questões atuais nos remetem aos anos de chumbo, como a ideologia autoritária que persiste na sociedade, por exemplo. É possível referenciar em temas sobre a democracia, sistemas políticos e sociedades sob controle e vigilância.
Ditadura militarbrasileira
É possível utilizar em temas filosóficos como a questão da verdade científica e a crença religiosa, a questão das pandemias e crises sanitárias comparando períodos passados com o presente, sobre a influência da religião na cultura, além de revoltas sociais desse período.