Veja 5 erros comuns de Português

Por Estratégia Vestibulares

7 canções interpretadas por Gal Costa que podem ser usadas como repertório sociocultural  

Por Portal Estratégia Vestibulares

Faleceu no dia 09 de novembro, aos 77 anos de idade, uma das maiores vozes brasileiras, Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e completou 57 anos de carreira, cantando sucessos como “Baby” e “Aquarela do Brasil”.

Sua projeção veio com a tropicália, movimento cultural da qual fez parte nos anos 60 e 70, ao lado de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Ao longo da carreira, cantou sucessos e composições de Cazuza, Roberto Carlos, Jards Macalé, Tim Maia e Marília Mendonça.

Para homenagear Gal Costa e seu legado, o Portal Estratégia Vestibulares listou músicas cantadas por ela que podem ser usadas como repertório sociocultural no Enem e vestibulares brasileiros, seja por suas histórias, contextos e intenções.

Escrita por Caetano Veloso e Gilberto Gil, “Divino Maravilhoso” traz força na letra e na interpretação de Gal.

Divino  Maravilhoso

Na primeira apresentação da música, em 1968, a cantora surpreendeu ao romper com sua imagem comportada e surgir de black power, com colares enormes e mensagem clara contra a repressão da ditadura militar instaurada no país.

Escrita por Luiz Melodia, “Juventude Transviada” tem versos marcantes, como “lava roupa todo dia, que agonia”, e um aviso: “uma mulher não deve vacilar”. A música remete aos jovens, principalmente mulheres, que, naquele momento — a música foi lançada em 1975 — não enxergavam um futuro para si e para o país, na visão do autor.

Juventude Transviada

Também lançada em 1968, a canção “Baby” é um dos maiores clássicos de Gal Costa, e faz parte do álbum “Tropicalia ou panis et circensis”. A música aborda a modernidade e o consumismo do jovem urbano da época. 

Baby

A composição de Ary Barroso foi lançada em 1939. Gal gravou sua versão em 1980 da música que é considerada a fundadora do samba-exaltação, em que a pátria e símbolos nacionais são cultuados em letras e ritmos.

Aquarela do  Brasil

A música pode aparecer nos vestibulares por ser marcante e icônica, remetendo a períodos de exaltação do país.

A composição de Jards Macalé e Waly Salomão traz referências, metáforas e paralelos com a repressão da ditadura militar no país. “Vapor Barato” é resultado de uma juventude inquieta e de uma contracultura crescente que buscava responder aos ataques feitos à liberdade de imprensa e aos artistas naquele contexto.

Vapor Barato

A letra de Dorival Caymmi foi feita em 1975 para a telenovela “Gabriela”, inspirada no romance de Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela”. A obra é considerada transgressora e a música acompanha o espírito de sua musa.

Modinha para Gabriela

A música representa uma obra marcante que questiona a sociedade patriarcal e autoritária da época.

Não só de exaltação ao país viveu Gal: ao regravar “Brasil”, de Cazuza, a intérprete revive tempos pós-ditadura, da música que foi um dos grandes manifestos políticos do final dos anos 80. A redemocratização e escolhas de um futuro marcam o período, e a canção reflete todo o contexto.

Brasil

Há outros inúmeros sucessos de Gal, que podem aumentar ainda mais o seu repertório. 

Clique no botão e veja a lista completa:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Texto: Leonardo Del Sant e Isabela Giordan Imagens:  Divulgação e Site Oficial Gal Costa