A data homenageia os 9 estados da região por meio da celebração da sua cultura e costumes.
Você sabia que
no dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino?
Com 1,5 milhão de quilômetros quadrados e mais de 50 milhões de habitantes, o nordeste brasileiro tem personalidades de todas as artes.
Para comemorar essa data, o Portal Estratégia Vestibulares listou 9 escritores nordestinos e suas obras, sendo elas contemporâneas ou não. Confira a lista de autores:
JORGE AMADO
JORGE AMADO
(1912 — 2001)
Nascido em Itabuna (BA), o autor romancista modernista trouxe a Bahia como ponto central de diversas obras.
Foi cobrado em vestibulares como a Fuvest, por exemplo, na sua obra Capitães da Areia, mas Gabriela, cravo e canela é seu principal romance.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
(1920 — 1999)
Nascido no Recife, o poeta também era diplomata.
Vida e Morte Severina é sua maior obra, de caráter regionalista e reunindo diversos poemas sobre Severino, personagem que cruza o sertão em busca de uma vida melhor no litoral.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
GRACILIANO RAMOS
(1892 — 1953)
Autor da segunda fase do modernismo, Graciliano Ramos tem em Vidas Secas sua maior obra, inclusive sendo utilizada em alguns vestibulares nos últimos anos. Angústia é atualmente obra obrigatória de vestibulares como a Fuvest, Unaerp e Cásper Líbero.
GRACILIANO RAMOS
RACHEL DE QUEIROZ
(1910 — 2003)
Primeira brasileira a entrar para a ABL, a cearense foi também jornalista, teatróloga e tradutora.
Sua principal obra, “O Quinze”, foi escrita quando tinha apenas 20 anos, o que a lançou na literatura brasileira como um grande expoente.
RACHEL DE QUEIROZ
ARIANO SUASSUNA
ARIANO SUASSUNA
(1927 — 2014)
Suassuna foi criador do movimento Armorial, que buscava criar arte erudita a partir das raízes populares como cordel, festas populares e outros elementos.
Sua obra-prima é o icônico "O Auto da Compadecida".
GREGÓRIO DE MATOS
GREGÓRIO DE MATOS
(1636 — 1695)
Atualmente, sua obra é leitura obrigatória da Fuvest e da UEL.
Com marcante apelido de “Boca do Inferno”, o soteropolitano Gregório de Matos é o mais velho da lista. Ele escrevia sobre religião e amor em poemas satíricos que lhe renderam a alcunha citada acima.
GONÇALVES DIAS
GONÇALVES DIAS
(1823 — 1864)
Autor da clássica e muito citada Canção do Exílio, Gonçalves Dias foi indianista da Primeira Geração Romântica. Nascido no Maranhão, o autor estudou na Universidade de Direito de Coimbra, em Portugal, onde escreveu sua maior obra, que fala da saudade do Brasil.
ITAMAR VIEIRA JÚNIOR
ITAMAR VIEIRA JÚNIOR
(1979)
Autor de Torto Arado, atual vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário, o baiano é formado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em estudos étnicos e africanos pela mesma instituição.
HUGO CANUTO
HUGO CANUTO
(1986)
Quadrinista, Hugo Canuto é autor de Contos dos Orixás, história que aborda divindades afro-brasileiras do Candomblé e Umbanda. A obra aparece em Space Jam: Um Novo Legado, protagonizado pelo jogador de basquete LeBron James.
Gostou da lista? Qual é o seu autor favorito?
Quer conhecer mais escritores nordestinos? Clique no botão e veja a lista completa:
Web Stories:Isabela GiordanTextos:Isabela Giordan, Beatriz Santana, Julia Wasko e Leonardo Del SantImagens: Unsplash, Pexels, Shutterstock, Turismo Bahia e divulgação