Por Estratégia Vestibulares

7 citações de Jorge Amado para usar na redação

DICA DE REDAÇÃO

Jorge Amado foi um escritor da segunda geração do Movimento Modernista na literatura, a chamada geração de 30, e seus romances eram caracterizados, entre outras coisas, pelo realismo, antirromantismo, determinismo e críticas sociopolíticas.

Além de seus trabalhos com literatura, Jorge também foi político e deputado federal, com contribuições legislativas importantes até os dias de hoje.

No total, o autor publicou 49 livros, que foram traduzidos para 49 idiomas diferentes, ganharam adaptações na TV, no cinema, no teatro e em enredos carnavalescos, além de receberem diversos prêmios nacionais e internacionais.

A seguir, conheça uma seleção de sete frases do escritor baiano Jorge Amado:

"

A novela leva a milhões de pessoas a imagem de personagens de romance, que ficariam restritas a públicos bem menores.”

"

Nossas elites são, de fato, extremamente preconceituosas, não merecem grande atenção.”

"

O socialismo não depende de você, nem de mim, nem de ninguém. O socialismo é a marcha inexorável da humanidade que marcha pra frente.”

"

O capitalismo conserva-se o mesmo sistema frágil e injusto, produtor de guerras, de miséria, baseado no lucro, na ânsia do dinheiro. São razões muito miseráveis.”

"

Não acredito em literatura latino-americana, acho este termo muito colonialista. Mas cada país do continente tem sua literatura, muito boa, por sinal.”

"

É necessário que os países do Primeiro Mundo entendam que é preciso preservar também cidades como Salvador, não apenas Roma ou Paris.”

"

Mas enquanto houver miséria, enquanto houver Terceiro Mundo, pode ter certeza, meu amigo, que não haverá paz no mundo.”

Gosta e acompanha obras da Literatura Brasileira? 

Clique no botão abaixo e veja citações de autores nacionais, inclusive de Jorge Amado:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Shutterstock, Fundação Casa de Jorge Amado, Divulgação, Arquivo Nacional, Wikimedia, Facebook/Companhia das Letras e Divulgação/Pinterest