Por Estratégia Vestibulares

7 citações de Lygia Fagundes Telles para usar na redação

DICA DE REDAÇÃO

Lygia Fagundes Telles, conhecida como a “dama da literatura brasileira”, é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Suas narrativas apresentavam diversas temáticas como fluxo de consciência, universo feminino e caráter intimista, como visto em seu romance “Ciranda de Pedra”.

“A revolução da mulher foi a mais importante do século XX. As transformações foram muito profundas. Aquela rainha do lar antes escondida entrou nas fábricas, nos escritórios, nas universidades e começou a participar ativamente da cultura, das letras e das artes. Um espanto!” disse Lygia Fagundes Telles, em entrevista à Marie Claire.

A seguir, conheça uma seleção de sete frases da escritora:

"

Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo.” – Os contos (2018)

"

Sou escritora e sou mulher – ofício e condição duplamente difíceis de contornar –, principalmente quando me lembro como o país (a mentalidade brasileira) interferiu negativamente no meu processo de crescimento como profissional.”

"

Não cortaremos os pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas.” – A disciplina do amor (1998)

"

Quero ficar só. Gosto muito das pessoas, mas às vezes tenho essa necessidade voraz de me libertar de todos.” – As Meninas (1973)

"

A beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza.” – Os contos (2018)

"

Já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente.” – em Ciranda de Pedra (1954)

"

Se é difícil carregar a solidão, mais difícil ainda é carregar uma companhia.” – Os contos (2018)

Gosta e acompanha obras da Literatura Brasileira? 

Clique no botão abaixo e veja citações de autores nacionais, inclusive de Lygia Fagundes Telles:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Shutterstock, Acervo Arquivo Nacional, ALESP, Wikimedia, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Divulgação/UBE