Veja 5 erros comuns de Português

Por Estratégia Vestibulares

7 músicas de Rita Lee que podem ser usadas como repertório sociocultural  

Por Portal Estratégia Vestibulares

Morreu na última segunda-feira (08), Rita Lee Jones, uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, aos 75 anos de idade.

Rita é considerada uma das pessoas fundamentais no desenvolvimento da música nacional.

Expoente do tropicalismo, Rita Lee integrou “Os Mutantes” e participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, um marco musical do Brasil da década de 60.

Ao todo, desenvolveu 40 álbuns, fez participações em várias novelas, escreveu livros infantis e ambientais e mais duas autobiografias.

Para homenagear o legado de Rita Lee, o Portal Estratégia Vestibulares listou 7 músicas (de várias que poderiam estar aqui) da cantora que podem ser usadas como repertório sociocultural nas redações do Enem e demais vestibulares:

“Mulher é um bicho esquisito, todo mês sangra” foi motivo de censura, em 1981, pela então Divisão de Censura de Diversões Públicas, do período ditatorial no Brasil.

As duas faces de EVA

A defesa da gravadora de Rita na época era de que “a existência do ciclo menstrual não é mais motivo de vergonha ou medo”, citando publicidades de absorventes no processo.

Ovelha Negra é um de seus maiores sucessos: embalou gerações de subversivos (agentes transformadores da ordem ou que visam derrubá-la, propagando ideias diferentes da maioria) e marginalizados, seja da sociedade, seja do âmbito familiar, ou mesmo de (ex) amigos.

Ovelha Negra

A música é uma homenagem à Leila Diniz, atriz que morreu em um acidente de avião aos 27 anos, em 1972. O nome é também o título do filme de Domingos Oliveira, que fora casado com Leila.

Leila era uma das principais figuras feministas da época, considerada uma combatente da repressão, moralismos e machismo impostos no País.

Todas as Mulheres do Mundo

Em uma das poucas músicas de Bossa Nova escritas por Rita Lee, “Brasil com S” tem tom nacionalista e ufanista, reafirmando que o Brasil é “terra de encanto, amor e Sol”, e que “não fala inglês, nem espanhol”. Veja trecho:

Brasil com S

Que confusão veja você No mapa-mundi está com Z Quem te conhece não esquece Meu Brasil é com S”

"

Um clipe com um beijo homossexual dado por dois militares em plena TV aberta no ano de 1997? Rita Lee fez!

Obrigado Não” reúne uma série de temas polêmicos da época e até mesmo hoje em dia como aborto, legalização das drogas, casamento gay e comunismo.

Obrigado Não

“Arrombou o Cofre” também foi uma das letras censuradas pela ditadura, em 1983, no disco “Bombom” de Rita Lee.

Arrombou o  cofre

A letra critica a corrupção do país e cita políticos como Paulo Maluf e Delfim Netto, além de Solange Hernandes, conhecida por ser uma das maiores censoras da época, no verso “na linha dura basta a Solange da censura”.

Escrita por Rita e Roberto de Carvalho, seu marido e companheiro de vida e obra, a música é luxuriosa e revolucionária ao abordar a sexualidade em um ponto de vista feminino, algo raríssimo na época.

A obra é de 1979, momento em que movimentos feministas ampliavam suas vozes reivindicando liberdade sexual para o gênero.

Mania de você

Há outros inúmeros sucessos de Rita Lee, que podem aumentar ainda mais o seu repertório. 

Clique no botão e veja a lista completa:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Texto: Leonardo Del Sant, Beatriz Santana e Isabela Giordan Imagens:  Divulgação