Por Estratégia Vestibulares

CIÊNCIA

Olimpíadas Científicas: como funcionam e quais são as principais do Brasil

As Olimpíadas Científicas, ou Olimpíadas do Conhecimento, são um importante formato de disseminação de ciência e tecnologia no Brasil. Além de fomentar o conhecimento de diversas áreas elas oferecem prêmios, valorizam o currículo acadêmico de seus participantes e até servem como forma alternativa para ingressar em algumas universidades.

Se você busca saber mais sobre essas competições, veio ao lugar certo. O Portal Estratégia Vestibulares explica, a seguir, como as Olimpíadas Científicas funcionam, quais seus objetivos, benefícios e prêmios, como entrar no Ensino Superior através delas e algumas curiosidades. Confira mais detalhes a seguir.

O que são Olimpíadas Científicas?

As Olimpíadas Científicas são competições realizadas no Ensino Fundamental, Médio e Superior, por meio de provas e experimentos, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino, promover debates e a divulgação científica. Elas podem premiar os vencedores com medalhas, menções honrosas e até mesmo dinheiro.

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as Olimpíadas Científicas contribuem para o “aprimoramento da qualidade da educação científica, da popularização da ciência e da divulgação científica entre estudantes de ensino fundamental, médio ou mesmo universitário”.

Qual é o objetivo?

– Melhora no desempenho escolar; – Auxilia na construção de um bom currículo acadêmico; – Desenvolve o raciocínio lógico; – Proporciona autoconhecimento; – Serve como treino para vestibulares, inclusive com processos seletivos olímpicos; – Oferece a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos em universidades internacionais; – Oferece a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos em universidades privadas.

Quais são os benefícios?

A maioria das competições oferece como premiação as tradicionais medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores colocados. Além disso, algumas também disponibilizam certificados de honra ao mérito ou de participação. A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), por exemplo, premia com bolsas de iniciação científica. No geral, o tipo de premiação varia de acordo com a competição disputada.

Como funcionam as premiações?

Além das premiações e certificados, os vencedores de Olimpíadas Científicas também têm a chance de concorrer a vagas em cursos de graduação em universidades públicas usando as competições. Para participar, basta cumprir os requisitos dos editais de cada instituição e fazer a inscrição do processo seletivo olímpico.

É possível entrar no vestibular com as olimpíadas científicas?

– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); – Universidade de São Paulo (USP); – Universidade Estadual Paulista (Unesp); – Universidade Federal de Itajubá (Unifei); – Instituto Federal Do Sul De Minas Gerais; – Universidade Federal do ABC (UFABC); – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e – Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Quais instituições contam com vagas olímpicas?

As principais olimpíadas científicas nacionais são aceitas nos processos seletivos das universidades citadas anteriormente.  Dentre as principais estão as olimpíadas de Matemática, Física, Informática, Química, Biologia, Ciências, Robótica, História do Brasil, Geografia, Língua Portuguesa, Linguística, entre outras.

Conheça algumas olimpíadas

A maior olimpíada do Brasil é a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Escolas Privadas (OBMEP), que serve como classificatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Há também olimpíadas ibero-americanas e internacionais que contam ponto nos processos seletivos olímpicos.

Conheça algumas olimpíadas

Quer conhecer mais sobre as vagas olímpicas? Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o tema, além de ver uma lista completa com as principais olimpíadas nacionais e internacionais!

Quer saber mais sobre as olimpíadas científicas ou ficou com alguma dúvida?

O Portal Estratégia Vestibulares listou tudo o que você precisa saber sobre as competições:

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Isabela Giordan, Beatriz Santana, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Shutterstock, USP, Estratégia Vestibulares, Divulgação/Canguru, OBMEP/Divulgação, Inep, MEC, Divulgação/UFRJ e IMPA/Tech.