Por Estratégia Vestibulares

Poesia ou poema: qual é a diferença?

TIRE SUA DÚVIDA

Ainda que não sejam sinônimos, a poesia e o poema são conceitos que se relacionam, e, por isso, é comum confundi-los. O Portal Estratégia Vestibulares reuniu uma explicação simples e completa para que você entenda os significados e usos das palavras. Confira:

A poesia é uma produção artística que desperta emoções, e não necessariamente está ligada ao texto ou à Literatura. Podendo ser um quadro, uma escultura, ou uma apresentação de dança, por exemplo.

O que é poesia?

– Livros; – Filmes; – Pinturas; – Fotografias; – Músicas; – Arquitetura; – Esculturas; – Peças de teatro; – Peças publicitárias.

Poesia: exemplos

O poema é a expressão literária da poesia, sendo um gênero textual composto por versos, estrofes e, muitas vezes, por rimas. Os poemas podem apresentar estruturas fixas de versos, sendo chamados de sonetos, ou estruturas livres, como no caso dos poemas da escola Modernista.

O que é poema?

“Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira; “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões; “Eu-Mulher“, de Conceição Evaristo.

Poema: exemplos

Enquanto a poesia é um tipo de arte, independente do formato, feita para despertar as emoções de quem tem contato com ela, o poema é a poesia na forma textual. Sendo assim, é possível afirmar que todo poema é uma poesia, mas nem toda poesia é um poema.

Diferença entre poesia e poema

Quer entender mais sobre o uso correto das palavras?

Clique no botão abaixo e veja conceitos e diferenças sobre esses e outros termos:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Beatriz Santana Textos: Beatriz Santana, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens: Freepik