Por Estratégia Vestibulares

Conheça os tipos de reserva de vagas para ingresso em instituições públicas de Ensino Superior 

COTAS NO VESTIBULAR

Destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e são de famílias de baixa renda.  Esse tipo de cota exige que a renda familiar do candidato seja de no máximo 1 salário mínimo ou 1,5 salários mínimos per capita.

COTAS SOCIAIS

COTAS PPI

Reserva vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (PPI).  Nas instituições que usam a Lei de Cotas, por exemplo, a reserva é feita dentro dos 50% de vagas destinadas à escola pública e respeita uma proporcionalidade na população local, de acordo com o Censo. 

COTAS PCD

Na Lei de Cotas, a reserva para Pessoas Com Deficiência (PCD) não requer autodeclaração racial, formação em escola pública ou baixa renda.  O número de vagas disponibilizadas respeita uma proporcionalidade com a população local, de acordo com o Censo.

COTAS QUILOMBOLAS

A política é destinada aos candidatos que vivem em comunidades remanescentes de quilombos criados durante o Brasil colonial e imperial. A reserva é feita a partir da autodeclaração e e segue uma uma proporcionalidade oriendatada pelo Censo.

COTAS TRANS

Única reserva não contemplada pela Lei de Cotas, reserva vagas para candidatos que se definem como pessoas transexuais, travestis ou não-binárias.  Os críterios para a reserva variam de acordo com a instituição que oferece as vagas.

Quer conhecer mais sobre cada uma das cotas disponíveis nos vestibulares e nos programas que usam a nota do Enem?

Clique no botão abaixo e leia nosso conteúdo sobre o tema:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Beatriz Santana Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Divulgação/Agência Brasil, Shutterstock e Freepik.