Por Estratégia Vestibulares

Veja os temas dos principais filmes do Oscar 2025

DICA DE REDAÇÃO

A 97ª cerimônia do Oscar acontece no dia 02 de março. Na lista de indicações para Melhor Filme deste ano, estão: “Conclave”, “O Brutalista”, “Anora”, “Wicked”, “Emilia Pérez”, “Duna: Parte 2”, “Nickel Boys”, “A Substância”, “Um Completo Desconhecido” e o brasileiro “Ainda Estou Aqui”. Confira mais detalhes sobre os filmes e seus assuntos principais, além de entender como eles podem ser explorados pelas bancas como temas de redação.

O filme, dirigido por Sean Baker, é uma comédia dramática dividida em duas partes que acompanha Anora (Mikey Madison), uma stripper e prostituta de Nova York que se envolve e com um filho de um oligarca bilionário russo, se casando com ele e entrando em um jogo de interesses entre classes sociais. A obra pode ser usada em redações para abordar temas como desigualdade social, mobilidade econômica, estereótipos de gêneros, feminismo, misoginia e conflito de classes.

Anora

“O Brutalista” narra a história de László Toth (Adrien Brody), um arquiteto húngaro, e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) após deixarem a Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial rumo aos Estados Unidos, onde László aceita um projeto tentador que cria um dilema moral em sua vida. O filme pode ser utilizado em redações para abordar temas como imigração, ética profissional, sacrifícios pessoais, identidade e pertencimento, o custo do sucesso e a arquitetura como reflexo da sociedade.

O Brutalista

“Um Completo Desconhecido”, dirigido por James Mangold, é uma biografia do cantor Bob Dylan (Timothée Chalamet). O filme se passa em 1961 e acompanha o até então desconhecido Dylan, que, aos 19 anos, chega a Nova Iorque em busca da sua ascensão no mundo da música. A obra pode ser citada em redações que exploram temas como arte, música, cultura, transformação social e resistência.

Um Completo Desconhecido

Dirigido por Edward Berger e baseado no best-seller de Robert Harris, Conclave é um thriller político ambientado no Vaticano. A trama acompanha o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), um homem íntegro e experiente, que recebe a difícil missão de organizar o conclave para eleger um novo Papa após a morte repentina do Santo Padre. O filme pode ser usado nas redações para retratar temas como política, corrupção, poder, ética, religião e outros dilemas morais.

Conclave

O filme, baseado no livro homônimo de Frank Herbert, é dirigido por Denis Villeneuve e dá continuidade à jornada de Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet, no desértico planeta Arrakis, após os eventos do primeiro filme. Pode-se usar Duna: Parte 2 nas redações ao abordar temas como poder, colonialismo, fanatismo, destino versus livre-arbítrio, política, autoritarismo, impactos de uma guerra e conflitos por recursos.

Duna: parte 2

A trama segue Rita (Zoe Saldaña), uma advogada que recebe a proposta de ajudar Manitas Del Monte (Karla Sofía Gascón), um dos chefes mais temidos do narcotráfico, a desaparecer do mundo do crime completando sua transição de gênero para viver como Emilia Pérez. Aborda temas como a guerra contra o narcotráfico e transexualidade, mas as polêmicas envolvidas no filme geram debate sobre apropriação cultural, uso de Inteligência Artificial na arte, xenofobia e falta de profundidade nas pesquisas dos seus temas.

Emilia Perez

“Nickel Boys” se passa nos anos 1960 e acompanha Elwood (Ethan Herisse) e Turner (Brandon Wilson), dois jovens afro-americanos que acabam confinados em um reformatório na Flórida durante a era das leis segregacionistas de Jim Crow. A obra pode ser usada para discutir temas como racismo, segregação racial, violência institucional, desigualdade social, a luta pelos direitos civis e traumas históricos e suas consequências na sociedade atual.

Nickel Boys

Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma ex-estrela de cinema que foi descartada pelo canal que ajudou a construir, para ser substituída por alguém mais jovem. Desesperada, ela descobre um produto inovador chamado “A Substância”, que dá vida a Sue (Margaret Qualley), uma “versão mais jovem e perfeita” dela mesma. A narrativa pode ser usada para abordar temas relacionados à pressão estética imposta para as mulheres, padrões de beleza, a obsessão pela juventude na sociedade contemporânea e a desigualdade de gênero.

A Substância

A história se passa no mundo de Oz e segue a amizade entre Elphaba, interpretada por Cynthia Erivo, e Glinda, por Ariana Grande, duas jovens que estudam na Universidade de Shiz. Elphaba, a bruxa verde, é inicialmente rejeitada por sua aparência e poderes, enquanto Glinda é popular, loira e alegre, sendo vista como a “bruxa boa”. A obra aborda a dualidade e o conceito do bem e do mal, a relatividade moral, a construção do “inimigo”, as nuances da personalidade humana, os estereótipos, o preconceito, o poder e a corrupção.

Wicked

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a obra acompanha a família Paiva: o pai, Rubens (Selton Mello), a mãe, Eunice (Fernanda Torres), e seus cinco filhos. A narrativa se aprofunda após o desaparecimento de Rubens, um ex-deputado cassado após o golpe de 1964, sequestrado pelo regime militar e nunca mais visto. Eunice precisa se reinventar para cuidar de si mesma e dos filhos, enquanto busca por justiça e pelo reconhecimento do óbito de Rubens.

Ainda Estou Aqui

O filme pode ser usado em redações que abordam temas como repressão política, violação de direitos humanos, luta por justiça, os impactos da ditadura militar na sociedade brasileira, a importância da memória histórica e o papel da mulher na luta por direitos civis. Universidades como a Unioeste e a UFGD incluíram o livro como leitura obrigatória de seus vestibulares, movimento que pode aumentar ao decorrer de 2025.

Ainda Estou Aqui

Gostou do tema? Clique no botão abaixo e veja nove filmes do diretor de Ainda Estou Aqui, Walter Salles, e como usá-los como repertório sociocultural na sua redação:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Divulgação — Universal, Searchlight Pictures, Legendary Netflix, Amazon, Sony e Mubi.