Por Estratégia Vestibulares

FUVEST 2026

Vestibular Fuvest 2026: 5 possíveis temas de redação

A segunda fase da Fuvest 2026, vestibular da Universidade de São Paulo (USP), será aplicada nos dias 14 e 15 de dezembro. Nesta etapa, 30.787 candidatos realizarão provas discursivas para disputar as 8.147 vagas disponíveis em cursos de graduação.

A partir da edição 2026, será apresentada aos candidatos uma única coletânea de textos, articulados entre si, que dará origem a duas propostas de redação. Os participantes deverão escolher apenas um dos temas para elaborar seu texto. A primeira proposta sempre será do gênero dissertativo-argumentativo, enquanto o segundo seguirá o gênero narrativo.

Até a última edição do vestibular, os candidatos recebiam uma única proposta de redação e precisavam, obrigatoriamente, elaborar um texto dissertativo-argumentativo. Confira a seguir as apostas de temas de redação para este ano, em uma análise feita em parceria com o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade.

A desconexão na hiperconectividade

“À primeira vista, é um tema de compreensão acessível, mas que exige aprofundamento para evitar abordagens simplistas. A banca tem optado também por temas assim, como quando pediu para o candidato discorrer sobre ‘As relações sociais por meio da solidariedade’".

Infodemia

“A expressão circulou durante a pandemia da COVID-19, quando se observou que o excesso de informação provocava desinformação e ansiedade. Essa questão é bem interessante, uma vez que, pela primeira vez, a manipulação de informações toma um caminho bem diferente do que ocorria no passado".

A imaginação distópica

“Em 2016, a Fuvest pediu para o candidato se posicionar diante da Utopia. Quase dez anos depois, seria possível perguntar sobre o contrário disso: a perspectiva apocalíptica que parece ganhar o imaginário social em filmes, obras e games em que a temática é comum".

Segurança versus vigilância

“Trata-se de uma velha aposta inspirada, é claro, em Foucault. Tal tema foi reelaborado por Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP, ao insistir que o medo é um afeto próprio da contemporaneidade que tem função política: a insegurança que parece, inclusive, ser alimentada por classes políticas que depois se apresentam como solução autoritária para o problema".

O tempo na era digital

“A Fuvest já cobrou uma reflexão sobre o tempo em 2004, quando se considerava como traço da pós-modernidade a presentificação da percepção do real. A questão hoje vai além. O excesso de informação determina que o nosso tempo de experienciação do real seja o da novidade".

Quer conferir as análises completas do professor de Redação, Fernando Andrade, sobre cada tema? Acesse o conteúdo no Portal Estratégia Vestibulares!

Precisa de ajuda dos estudos para ir bem na Fuvest? Acesse os cursos do Estratégia Vestibulares!

Todos são feitos pensando na banca da prova para você conseguir sua tão sonhada aprovação.

Quer saber mais sobre esse vestibular ou ficou com alguma dúvida?

O Portal Estratégia Vestibulares listou tudo o que você precisa saber sobre a Fuvest:

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Isabela Giordan, Beatriz Santana, Leonardo Del Sant e Larrani Ferreira Imagens:  Unsplash, Shutterstock, Fuvest, Estratégia Vestibulares, Pexels, Ascom/Fuvest, Fuvest/Divulgação, Inep e MEC