Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2009
Fase Única
Anemia-obesidade36ccc22b25
Anemia e obesidade: um paradoxo 



Beth Santos. www.abeso.org.br (texto adaptado)

Recursos utilizados pela autora para sustentar a idéia de que há sérios problemas nutricionais no Brasil estão referidos abaixo, EXCETO em
A
a referência a pesquisas nacionais sobre as questões de nutrição e de saúde, no trecho “Publicado recentemente na revista Cadernos de Saúde Pública, o estudo ‘Anemia e obesidade: um paradoxo da transição nutricional brasileira’ revela a prevalência crescente tanto de anemias quanto de obesidade no país”. (linhas 01 a 03)
B
o discurso indireto, no trecho “Segundo os pesquisadores da UFPE, do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP) e do Centro de Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, em Recife (PE), a idéia foi juntar os dados em ordem cronológica desde 1974 para verificar se eles apontariam uma tendência”. (linhas 06 a 09) 
C
a referência a pesquisas estrangeiras sobre as questões de nutrição e de saúde, no trecho “A Europa tinha, há uma década, cerca de 20 milhões de pessoas anêmicas”. (linhas 16 e 17) 
D
os dados estatísticos, no trecho “A partir de 1989,a obesidade triplicou em homens, passando de 2,8% para 8,8%. Inicialmente três vezes maior do que em homens, a ocorrência de obesidade entre as mulheres manteve-se em torno de 13% nas avaliações realizadas em 1989 e 2003”. (linhas 19 a 22) 
E
o discurso direto, no trecho “...a necessidade de se avançar para além dos problemas relacionados à fome. Temos que pensar na qualidade da alimentação e não simplesmente compensá-la com calorias. Alimentação saudável não se limita ao problema da fome, mas tem relação com vários outros aspectos nutricionais e de saúde, comentou”. (linhas 23 a 27)