Questão
Universidade de Vila Velha - UVV
2021
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Disponivel-www-alamy100746e139a

Disponível em: www.alamy.com. Acesso em 04/08/2020.

Acima, vemos uma charge representando o presidente norte-americano Woodrow Wilson e sua inspiração idealista para a criação da Liga das Nações, também conhecida como Sociedade das Nações, criada em 1919,ao fim da Primeira Guerra Mundial para limitar as ações belicosas nas relações internacionais. O Brasil atuou na Liga das Nações desde a sua criação.

Considerando a participação do Brasil na Liga das Nações, é possível concluir que
A
a política externa do governo de Epitácio Pessoa decidiu aderir à Liga das Nações com a intenção de obter prestígio internacional logo no início das atividades da Liga ao conquistar uma vaga permanente no Conselho da Organização.
B
o governo de Epitácio Pessoa entendia o Brasil como uma potência em ascensão e decidiu retirar o país da Liga das Nações quando a liga passou a aprovar sanções contra a Alemanha, aliada do Brasil no período.
C
o governo de Artur Bernardes decidiu retirar o Brasil da Liga das Nações após se posicionar contrariamente ao relaxamento das imposições contra a Alemanha, proposta pela Liga,e por não conquistar uma vaga permanente no Conselho da Liga.
D
o governo de Artur Bernardes decidiu manter o Brasil na Liga até o fim de suas atividades na Segunda Guerra Mundial até essa organização ser reformada com a criação da ONU em 1945.
E
o governo de Artur Bernardes optou por ser uma liderança na Assembleia Geral da Liga, defendendo a revisão total do Tratado de Versalhes para amenizar as sanções econômicas e políticas contra a Alemanha.