Questão
Universidade de Vila Velha - UVV
2019
1ª Fase
Texto-1Greve20040714b95
Texto 1

Greve dos caminhoneiros: a cronologia dos 10 dias que pararam o Brasil

Pouco a pouco, o Brasil começou, nesta quarta-feira (30/05/2018), a se recuperar dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou dez dias e paralisou serviços como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos, levando o país à beira do colapso. A categoria elencou uma série de reivindicações.

Disponível em: www.bbc.com - Acesso em: 30/07/2018.

Texto 2

Matriz de transporte

De acordo com informações publicadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e com base em dados do Ministério dos Transportes de 2006, o modal rodoviário respondeu por 59,0% da matriz de transporte do Brasil. Os modais ferroviário, aquaviário e aeroviário responderam por 24,0%, 13,0% e 0,3%, respectivamente.

Disponível em: www.fiesp.com.br - Acesso em: 30/07/2018.

Com base nos textos acima e nos seus conhecimentos, marque a opção correta:
A
A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 evidenciou o quanto a matriz de transporte brasileira é dependente do modal rodoviário. A cultura “rodoviarista” representa um entrave para a logística do país.
B
Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para diminuir a expansão do modal aeroviário na matriz de transporte. 
C
Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para ampliar a expansão do modal ferroviário na matriz de transporte.
D
A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 não gerou maiores impactos negativos na economia brasileira. O equilíbrio da matriz de transporte do país contribuiu para mitigar os impactos gerados pelo desabastecimento de combustíveis e alimentos nas cidades.
E
Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para ampliar a participação relativa dos modais ferroviário, aquaviário e aeroviário na matriz de transporte.