O crescimento saudável dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais. E os primeiros anos de vida são importantíssimos nesse desenvolvimento. Não é por acaso que, desde as primeiras consultas, o pediatra faz um rígido acompanhamento do peso e da altura da criança, montando a curva de crescimento e checando se ela está evoluindo numa faixa considerada normal. "É o ritmo do crescimento, mais do que a estatura ao nascer, que revela se a criança está ou não crescendo de maneira saudável", conta o pediatra Moisés Chencinski, de São Paulo. "O importante é que a criança ganhe peso e altura numa velocidade constante." Isso não significa que não possam ocorrer pequenas flutuações. Elas são normais. Mas, se, de uma hora para outra, uma criança que se desenvolvia numa determinada velocidade para de crescer –ou acelera demais o ritmo –é preciso averiguar o motivo.
Disponível em: crescer.globo.com. Acesso em: 03 de fevereiro de 2018.
Para determinar a altura média de uma criança, os pediatras usam a fórmula A = 5,7i + 81,5, onde A é a altura (em centímetros) e i é a idade (em anos). Deve ser levada em consideração que essa relação é devido a fatores genéticos e alimentícios, sendo consideradas crianças normais as que tiveram uma altura H (em centímetros ) tal que A - 10 ≤ H ≤ A + 10.
Uma mãe resolveu levar o filho João, de 10 anos e 1,20 m de altura,a um pediatra. Sabendo que o pediatra usou a fórmula para calcular a altura média de João, ele pôde concluir que se tratava de uma criança