A energia da célula é proveniente de lipídios (gorduras), proteínas e principalmente de carboidratos (açúcares). Depois de ingeridas, essas moléculas passam por uma série de reações químicas no organismo, a fim de produzir energia para que as células possam executar todas as suas funções. Esse processo é conhecido como metabolismo.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: o anabolismo e o catabolismo. O metabolismo anabólico ou síntese produz novos compostos (moléculas mais complexas), a partir de moléculas simples, e há consumo de energia. O metabolismo catabólico ou de degradação produz grandes quantidades de energia livre a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (carboidratos, lipídios e proteínas).
Disponível em: www.portaleducacao.com.br. Acesso em: 24 de julho de 2017.
Com relação ao metabolismo celular, analise as afirmativas abaixo:
I. A glicólise é uma rota metabólica comum à fermentação e à respiração e é um processo anaeróbio. Por isso, ela deve ter sido um dos primeiros processos de síntese de ATP nos seres vivos.
II. O piruvato, produto da glicólise, representa um ponto de junção importante no catabolismo dos carboidratos. Em condições aeróbicas, o piruvato é oxidado a acetil-CoA, o qual entra no ciclo do ácido cítrico e é oxidado até CO₂ e H₂O.
III. Em condições de aerobiose, o piruvato é oxidado nas mitocôndrias pelo complexo enzimático piruvato-desidrogenase (também chamado piruvato-descarboxilase), havendo a formação de acetil-CoA e a liberação de uma molécula de CO₂ por cada piruvato oxidado.
Está(ão) correta(s):