Por Estratégia Vestibulares

5 citações do grupo Racionais MC’s para usar na redação

DICA DE REDAÇÃO

Consolidado como o maior grupo de rap do Brasil, os Racionais MC’s têm uma carreira de quase 40 anos, com canções que denunciam racismo, desigualdade social, falam de história, política e violência. E, por isso, possuem grandes contribuições à cultura e à arte brasileira.

Formado em 1988, no Capão Redondo, bairro periférico da região sul de São Paulo (SP), o Racionais MC’s tem como integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Nos vestibulares 2020, 2021 e 2022, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) cobrou a versão em livro do álbum “Sobrevivendo no inferno”, lançado pelo grupo em 1997, como leitura obrigatória. Confira cinco citações presentes nas músicas do grupo.

"

Pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu”

Parte da música “Negro Drama”, a frase faz parte da crítica sobre o cotidiano violento e sem perspectivas para pessoas negras e periférias na cidade de São Paulo (SP).

"

Minha vida não tem tanto valor quanto seu celular, seu computador”

Parte do álbum “Sobrevivendo no inferno”, de 1997, a música “Diário de um detento” fala sobre o cotidiano no antigo presídio do Carandiru, na capital paulista, e sobre o dia do massacre ocorrido no local, em outubro de 1992.

"

Nossa lei é falha, violenta e suicida”

Os Racionais cantam a música “Fórmula mágica da paz”, e a frase faz parte de um trecho que trata sobre como a violência nas periferias, seja ela vinda do crime ou da polícia, tira a vida de jovens negros.

"

500 anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou”

Na música “A vida é desafio”, do álbum “Nada como um dia após o outro dia”, os Racionais se juntam ao rapper Afro-X para cantar sobre as dificuldades de viver e superar um contexto de desigualdade social e racial.

"

O ser humano é descartável no Brasil”

O massacre do Carandiru foi a maior chacina da história dos presídios brasileiros. Ao todo, 111 detentos foram mortos pela Polícia Militar durante uma rebelião, e desse total, 89 homens ainda não haviam sido julgados. A frase citada vem da música “Diário de um detento”.

Quer compreender como a música pode ser utilizada nos vestibulares?

Clique no botão abaixo e veja mais sobre o tema e como utilizá-las nas redações:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Shutterstock, Reprodução/Instagram, Freepik, divulgação/Netflix, Fernando Eduardo/Wikimedia Commo, Rui Mendes/Divulgação, Racionais/Divulgação.