Por Estratégia Vestibulares

5 citações sobre etarismo para usar na redação

DICA DE REDAÇÃO

Um dos assuntos em alta nos últimos anos é o etarismo. Você conhece este termo? Também chamado de ageísmo e idadismo, o etarismo é a discriminação ou preconceito com base na idade de uma pessoa. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Já de acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o Brasil chegue em 2030 com a quinta maior população idosa do mundo.

Por outro lado, 57% dos profissionais já passaram por alguma situação de preconceito no mercado de trabalho por conta da idade. De acordo com a pesquisa realizada pela plataforma Infojobs, o etarismo é algo comum no mercado de trabalho brasileiro. Portal Estratégia Vestibulares separou 5 citações sobre etarismo, ditas por especialistas ou pessoas notáveis, que podem ser utilizadas nas redações dos vestibulares brasileiros e do Enem, além de compor o repertório sociocultural sobre o assunto.

"

Etarismo é o mais frequente e universal dos preconceitos.” 

Egídio Dórea, coordenador do Programa USP 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade.

"

Não importa se faço vinte, quarenta ou sessenta! O que importa é a idade que sinto." 

José Saramago, escritor português e o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura.

"

Velhice não é uma doença, eu insisto isso. Não é um defeito. Todos, se tiverem a sorte, e eu estou tendo, vão chegar a esse estágio. E como vão enfrentar? Vão ter preconceito da mesma forma que têm hoje como jovens?”

Luiza Erundina, Primeira mulher a ocupar cargo de prefeita da cidade de São Paulo (SP) e, atualmente, atua como Deputada Federal.

"

No meu entender, viver bem não é só chegar a uma idade mais avançada com qualidade material de vida. É também adquirir a capacidade de olhar a trajetória. Porque a vida não é só o agora, é o percurso.”

Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor e palestrante com dezenas de livros publicados

"

A gente não pode olhar a questão etária só como uma marcação no sentido temporal, a passagem do tempo na vida daquele sujeito, mas olhar a experiência da vida para aquela pessoa e como ela foi capaz de expressar, não só entregando trabalho, mas produzindo sentido.”

Ailton Krenak, filósofo, ambientalista e escritor. Discursou pelos direitos dos povos originários durante a Assembleia Constituinte de 1988.

Quer desenvolver seu repertório sociocultural sobre o etarismo?

Clique no botão abaixo e leia nosso conteúdo sobre o tema:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do País.

Web Stories: Leonardo Del Sant Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Reprodução gov.br, Wikimedia Commons, José Cruz/Agência Brasil, Shutterstock, ABL, Reprodução Instagram e Freepic.